sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Discurso de Kadhafi em Deter the Tyrant

Em uma entrevista realizada nos Estados Unidos, a Simone confirmou que havia músicas que tinham como temática os acontecimentos da Primavera Árabe. Essa entrevista foi publicada no nosso blog e pode ser lida aqui.
Deter the Tyrant é uma das músicas que denuncia o abuso do poder por parte de ditadores. É uma música relativamente longa; quase não há partes repetidas e há, ainda, dois fragmentos de um discurso do ex-ditador líbio Muamar Kadhafi.

Então, que tal relembrar os acontecimentos da Primavera Árabe?


O que foi
Uma grande onda de protestos no mundo árabe teve início em dezembro de 2010. Estudiosos, como por exemplo sociólogos, apontam diversos fatores que impulsionaram a Primavera Árabe. Dentre eles, há elevadas taxas de desemprego, injustiças politico-sociais dos governos, a falta de liberdade e a concentração do benefício econômico nas mãos de poucos ditadores corruptos.
Dentre os mais de quinze países envolvidos nessa série de protestos, destacam-se a Tunísia, Líbia e Egito, pois esses países conseguiram derrubar o governo sob o qual viviam.

Primavera Árabe na Líbia
Daremos ênfase aos acontecimentos na Líbia pois esse país que vivia sob a ditadura de Muamar Kadhafi, cujo discurso está presente na música Deter the Tyrant. 
Especificamente, a onda de protestos nesse país teve início no dia 13 de janeiro de 2011. Os protestos geraram uma guerra civil que contou com intervenção internacional. Segundo os dados da ONU, mais de 200 pessoas já foram mortas. Porém, vale lembrar que os dados da Organização das Nações Unidas são oficiais, ou seja, consideram apenas corpos reconhecidos e com um atestado de óbito legal. Ou seja, não conta-se corpos desaparecidos ou que não foram reconhecidos. 
Por fim, o regime acabou sendo deposto, Kadhafi recebeu sanções internacionais e foi condenado pelo Tribunal Penal Internacional por crimes contra a humanidade, quando ocorrem violações contra os direitos humanos, massacres, estupros e demais atrocidades.

O vídeo do discurso não tem legendas em Português, ou seja, não é possível sabermos o que é dito. Porém, as partes do discurso que aparecem na música começam em 1'05" e em 4'00".




Um comentário:

  1. Esse post é foda demais, sempre quis saber quem era a voz dessa canção. Estão de parabéns.

    ResponderExcluir

Deixe sua mensagem após o beep. *BEEEEEEEEEEEP*