No álbum The Classical Conspiracy, o Epica fez alguns covers ao vivo, variando os estilos dentro do gosto de cada membro da banda, como por exemplo, as trilhas sonoras que são a paixão do Mark e do Yves. O show foi em 14 de junho de 2008, ainda com o Ad como guitarrista e sendo o primeiro em que Ariën faz parte. Aconteceu no Opera Festival, em Miskolc, Hungria. A orquestra Extended Remenyi Ede Chamber Orchestra foi conduzida por Zsolt Regos. Foram 40 peças na orquestra e 30 vozes no coral. O local da apresentação foi o Miskolc Ice Hall, onde também se apresentaram Tarja e Therion, em outras datas.
Música sacra
Dies Irae:
Um famoso hino gregoriano em latim, do século XIII. Tem 19 estrofes ao todo. O Epica o regravou em uma versão mais curta e sinfônica, com corais, bateria e guitarras.
Versão original:
Stabat Mater Dolorosa:
É um canto sacro do século XIII. Era usada na liturgia católica até o Concílio de Trento, quando houve mudança nos cânticos; mas passou a ser reutilizada a pedido do Papa Benedito XIII, no ano de 1727.
Música Erudita
Adagio:
A versão do Epica é claramente mais pesada por conta dos instrumentos adicionados, mas continua bem fiel à original.
Presto:
Presto é a terceira parte de Summer, das Quatro Estações de Vivaldi.
Ombra Mai Fu:
Versão orginal:
Composta por George Frideric Handel. A música tem mais introdução, vocês só vão reconhecer por volta do 1m, não se assustem :D
Frondi tenere e belle
del mio platano amato
per voi risplenda il fato.
Tuoni, lampi, e procelle
non v'oltraggino mai la cara pace,
nè giunga a profanarvi austro rapace.
Ombra mai fu
di vegetabile,
cara ed amabile,
soave più.
In The Hall Of The Mountain King:
Música original composta por Edvard Grieg, em 1876, para ser tocada no musical Peer Gynt.
Ballet
Montagues & Capulets:
É um ato do ballet Romeo and Juliet escrito por Sergei Prokofiev, baseado no românce homônimo de William Shakespeare.
Trilha sonora
Piratas do Caribe:
Não conseguimos encontrar a música exata... Provavelmente, eles fizeram uma remake de todas as músicas, por isso nenhuma se encaixa perfeitamente.
No live, o Epica deve ter misturado várias partes de músicas tema de Piratas do Caribe... Só conseguimos descobrir que a primeira é He's a Pirate, ainda não encaixamos a sequência. Ouvimos todas a música da trilha. Nenhuma outra encaixou. Devem ter feito arranjos em cima desta primeira, desenvolvendo a própria. Também diminuíram o tempo.
Marcha Imperial:
Como todos sabem, está é música tema de Star Wars. Aqui está a versão original:
Homem Aranha:
Essa música tema com certeza é bem conhecida por todos ;D
Música Medieval
O Fortuna:
Não temos informação do motivo, mas essa música acabu não entrando para o tracklist do The Classical Conspiracy. É uma pena, ficou uma versão muito boa.
Na verdade é uma musicalização feita por Carl Orff de um poema escrito entre 1100 e 1200 que faz parte dos manuscritos de Carmina Burana, o qual tem escritor desconhecido. Não pode ser considerado música sacra pois sua letra é dedicada a deuses romanos, não ao Deus cristão.
Na verdade, Dies Irae tem várias versões, a que o Epica tocou nesse show foi tirada do Requiem de Giuseppe Verdi. É a mesma coisa, orquestra, corais, só adicionaram guitarras e bateria. Aqui: youtube.com/watch?v=pW1Uc-grcMs
ResponderExcluir