segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Veniality

Tudo bem, eu sei que essa não é uma das músicas mais conhecidas do Epica. Então, por que não dar uma chance à ela? Vale a pena, confiem em mim!
A música foi lançada  no single The Phantom Agony, de 2003, e também tem uma versão orquestral. Eu lhes apresento Veniality!



A tradução de "veniality" é "venialidade", ou seja, algo digno de perdão ou desculpa. Para a teologia, segundo o dicionário Michaelis, é um "pecado ou falta leve".

Sabemos que todas as religiões pregam, cada uma a sua maneira, a importância de uma convivência pacífica com o próximo. Para o catolicismo, o perdão é essencial pois nos torna pessoas melhores e nos aproxima de uma vida santa.

Na música, o cenário que nos é apresentado é de uma pessoa que, por mais que procure, não consegue encontrar sua paz de espírito. O problema é que "ela não consegue perdoar, e nem esquecer seu passado", como diz a letra. A falta desse perdão a machuca, e o que faria essa dor  passar seria abrir o prórpio coração e reconhecer o erro.

A saída é, então, encarar a verdade (o seu erro), para "conquistar o passado", ou seja, superar o que foi vivido e lhe traz esse desconforto.

A música termina com a frase "procure pelo certo, e você encontrará sua paz de espírito". É uma frase que não precisa de muitas explicações, e se relaciona com o significado de uma boa parte das letras do Epica: faça o bem para ter coisas boas ao seu redor. Se tudo o que você faz é recebido igualmente, então, fazendo o bem, receberemos coisas boas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem após o beep. *BEEEEEEEEEEEP*