quarta-feira, 13 de março de 2013

Storm the Sorrow - Meu ponto de vista sobre a música.

Olá! *---*  Estou postando um texto que escrevi sobre Storm the sorrow, uma de minhas musicas favoritas, escrevi esse texto na época em que eu estava fazendo o livro sobre o Epica... Vou postar também  o print do e-mail que a Simone me mandou, dizendo o que achou! 


Storm the sorrow.

Como você se sente quando é criticado? Como você lida com a inveja e sentimentos negativos que fluem das pessoas que estão à sua volta? Quando somos criticados por alguém, ou quando sentimos que as pessoas estão dizendo o que devemos fazer – quando na verdade, apenas nós o sabemos -, uma série de pensamentos, questionamentos, e sensações obscuras disparam contra nós. Uma guerra interior se trava, e muitas vezes, sonhos adormecem.

Antes de analisar cada ponto da musica, vamos conversar sobre sonhos. 

Uma vez escrevi um texto que falava da diferença, da grande diferença entre um sonho e um desejo. Quando você tem um desejo, trata-se de algo que está ao seu alcance, como comprar um vestido novo, saborear uma comida que você gosta, ou passear em algum lugar agradável perto da sua casa. São desejos. Coisas que se você não conseguir, rapidamente se apagarão de sua mente, dando lugar a novos desejos. 

O sonho é diferente. O sonho te leva pra longe, sonhar é querer algo que está totalmente fora do seu alcance no presente, algo que você só vai conquistar com muita luta, confiança e força de vontade. As pessoas sonham e costumam comentar constantemente sobre isso com os outros, e é aí que começam a surgir ideias negativas de quem ouve, críticas e pensamentos, as pessoas sempre acham que sabem o que devemos fazer, quando na verdade, a única pessoa que realmente sabe o que deve ser feito em todo o tempo, é você mesmo. Então por que ignoramos a pessoa que mais merece confiança, depositando a fé em outros? Por que as críticas, frases negativas e destrutivas muitas vezes adormecem nossos sonhos por um bom tempo? Não deveríamos confiar apenas em nossos sonhos?

A letra de Storm the sorrow traz à tona toda essa negatividade que muitas vezes sofremos em nossas vidas, de diversas formas, no caso da musica aqui comentada, a fama é o assunto. Os famosos são alvo de várias críticas, sentimentos negativos e até julgamentos injustos. Por estarem constantemente expostos e terem sua privacidade quase que totalmente violada, acabam sendo vítimas inescapáveis dessa situação. 

Se você puder assistir o clipe da musica, antes de continuar lendo, isso vai te ajudar a entender melhor o que irei explicar aqui.


Storm the sorrow


Confinar-se dentro de si mesmo.

A primeira frase da musica, mostra Simone confinada dentro de si mesma, procurando por respostas, e tentando superar seus limites, ela esvazia sua mente e mergulha no espaço branco, que será preenchido apenas pelos seus pensamentos, seu interior estará protegido.
Acredito que essa necessidade de ‘se confinar’, se deve ao fato de que, sua privacidade está sempre um tanto violada, sua vida exposta, devido à fama, então ela sabe, que dentro dela, de sua mente, seu dentro, nada nem ninguém poderá interferir, só ela saberá o que se passa.
Então, dentro de si mesma ela encontra resposta, sem interferência de outros, é um lugar seguro, onde ela pode apenas sentar e observar o que está se passando, sem medo de ter isso exposto de alguma forma.
Quando nos encontramos rodeados por críticas, negativismo e inveja, a melhor coisa a ser feita, é encontrar espaço dentro de nós mesmos, para saber o que nós pensamos, levando para longe tudo aquilo que foi ‘construído’ a partir da ideia de outros.
Muitos de nossos pensamentos e sentimentos negativos, surgem das coisas que ouvimos diariamente das pessoas que nos rodeiam, e muitas vezes, levamos tão a sério, e isso acaba desmotivando, desacreditando, fazendo com que duvidemos do nosso potencial.



Dois opostos.

Há dois diálogos na música. Um é a Simone confiante, o outro é a Simone temerosa. 

Acredito que todos nós temos essa polaridade interior, somos positivos e negativos ao mesmo tempo, uma parte de nós nos incentiva a continuar, e a outra grita para que continuemos parados, sem tomar uma atitude, ou simplesmente se dedica a nos fazer questões.

A primeira pergunta que ela faz a si mesma na musica é se sobreviverá. “Apenas me diga por que, apenas me diga como eu vou sobreviver dessa vez”.  Seu lado confiante então responde: “Acredite em si mesma e olhe em volta, tudo está certo dentro de você, deixe todas as suas preocupações na porta, e flutue.”
É exatamente o que eu havia citado anteriormente. A única pessoa que sabe o que deve ser feito em sua vida, é você mesmo, e estar dentro de si mesmo, analisando-se profundamente, vai te fazer entender quem você realmente é, quais seus sonhos, seus limites, e o que tem te machucado. 
Esses dois opostos sempre estarão dentro de nós, e eles não podem jamais se separar. Sem sentimentos negativos ou duvidas, não teremos motivação para continuar,para sonhar, e para provar ao mundo, e a nós mesmos, que somos capazes de fazer alguma coisa. 
Mas é claro, quando seu lado temeroso te questionar, respire fundo, e deixe sua parte confiante te dizer o que deve ser feito. Porque essa parte, estará certa.



Cordas negras.

As cordas negras que a envolvem no clipe, simbolizam as críticas e a inveja, e todas as coisas negativas que envolvem seu cotidiano. Envolvida por essas cordas, cada vez mais, cai em escuridão completa, onde finalmente encontra respostas, e supera seus próprios limites.

Essas cordas são puxadas por outras pessoas, e isso mostra a percepção de todo aquele lado obscuro, criado através de pensamentos alheios.

“Entrelaçar as linhas que nadam na escuridão, perceber a dor em que vivemos”, é simplesmente perceber o que está por trás de cada crítica, de cada palavra, e o efeito que elas tem, dar sentido à elas, e entender o que tem nos causado de ruim.


Sonhos interiores.

Todos temos sonhos, intermináveis, sonhos que às vezes falamos ao mundo, e às vezes escondemos, mas quase sempre acabamos desistindo, se deixando levar por tudo que falam. “Em minhas memórias eu vou cavar fundo o suficiente para conhecer, séculos de sonhos intermináveis"
Devemos resgatar os sonhos adormecidos e dar vida à eles novamente, lutar para que se tornem realidade, dia após dia, sem se preocupar com tudo que falam, apenas se deixando levar por essa tão doce voz interior que nos motiva, o nosso lado confiante, que nos apoia e nos ajuda incessantemente. No campo das memórias, há mais sonhos adormecidos que imaginamos, e investigar esse campo é descobrir uma mina preciosa! J

Foco em si mesmo.

Nossa vida, nossas decisões. E a melhor decisão é se focar em si mesmo, sem olhar para as circunstâncias, apenas para o alvo. As críticas jamais nos colocarão para baixo, se nos lembrarmos, que acima delas, está o nosso sonho, nossa qualidade de vida, e tudo que queremos de bom. Seja liberto das ‘cordas da crítica’ que te amarram, e só assim verás um lampejo de esperança, quando se trata da realização dos seus sonhos.

Storm the sorrow em minha vida.

Superação, motivação, realização. Cada vez que assisto o clipe ou escuto a musica, sinto exatamente o mesmo. Sinto que tenho motivos para confiar em mim mesma, e decidir, sem medos, o que é melhor para minha vida. Sem dar ouvidos a tudo que falam, sinto forças para lutar até mesmo por aqueles sonhos que eu nunca pensei que poderiam se realizar. Porque se eu estou controlando minha vida, analisando cada pensamento, e ‘excluindo’ cada um que não vem de mim, jamais cairei em armadilhas obscuras.

Storm the sorrow é basicamente isso. Tenho certeza que a composição envolve muito mais, e acredito que cada pessoa tem uma visão diferente, mas em geral, tudo indica o mesmo caminho. Storm the sorrow é muito mais do que musica, ou um clipe muito bem montado. É um incentivo a nunca desistir, a desafiar seus limites, a se colocar na linha de frente da batalha, assumindo seus sonhos.

Se eu confiar em mim mesma, os julgamentos não vão me atingir. As críticas não vão me decepcionar. A descrença não vai me persuadir. Então eu invadirei a tristeza. Sem medos. Deixarei que todo negativismo saia de uma vez, e quando isso terminar, eu estarei liberta.




"Oi Francine. Sua descrição/interpretação está correta aos seus olhos. Eu nunca dou cem por cento do significado das letras, porque uma parte delas, é para que você fique inspirada. Boa sorte com o livro. Atenciosamente, Simone."


É isso, pessoal! Beijos <3

7 comentários:

  1. Nossa... simplesmente perfeito. Parabéns :D

    ResponderExcluir
  2. nossa, se eu recebesse um email da Simone eu ia surtar kkkkkk vc deve ter ficado muito feliz :)

    ResponderExcluir
  3. Ai, meu, pâncreas...
    Parabéns... Me ajudou muito a compreender a música...
    Acho essa música (como a maioria do epica) muito foda... E na minha opinião ela fica mais "treta" ainda na entrada do vocal do Mark:

    So, this is my life and it can't break me down.
    Go, i will decide...
    Who can come in and heal my desiase.
    Burn it - in flames!
    Kill it - in maim!
    Why can't you see that you need to be freed!

    Ñ tem como ñ arrepiar nessa parte vendo o vídeo... Muito foda...

    ResponderExcluir
  4. Perfeito!
    Seu blog e conteúdo são um oásis!
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  5. 2021 eu estou aqui lendo su interpretação ❤❤

    ResponderExcluir
  6. Incrível.. tenho TDAH e essa explicação realmente me emocionou muito, pois essa é a minha vida....expressa nessa canção...apenas sonhos que não se concretizou, não se realizou.

    ResponderExcluir

Deixe sua mensagem após o beep. *BEEEEEEEEEEEP*