terça-feira, 25 de junho de 2013

Deter the Tyrant

Quando o Epica estava escrevendo as músicas para o álbum Requiem For The Indifferent, uma série de acontecimentos importantes se desenrolava nas regiões do norte africano e da Península Arábica: como ficou conhecida, a Primavera Árabe.

                                               

Nós sabemos que a banda é engajada com causa político-sociais, e sempre demonstrou um conhecimento e, quem sabe, admiração pela cultura árabe.
Eis que no quinto ábum de estúdio da banda temos uma música escrita pelo Mark com base nesses acontecimentos: Deter The Tyrant.



O próprio título sugere que é uma música que trata de abusos do poder e autoridade, afinal, o que é uma pessoa que abusa de seu poder se não um tirano?
Nos países onde explodiu a Primavera Árabe, muitos ditadores detinham o poder e abusavam dele. Criação de medidas de caráter religioso, abuso do poder em virtude de benefícios para si próprio e uma repressão severa aos opositores do Governo são pontos abordados na música.

"Obrigado por todas as torturas e maltratos
Que só mantêm isto funcionando"

"Cruéis segredos foram mantidos no escuro
Evitando agitação social"


Alguns ditadores da Primavera Árabe

O "problema" é que a população, insatisfeita, saiu às ruas para protestar. Problema entre aspas, porque a causa deles era super justa e eles não lutavam por nada mais do que seus direitos. 

"Condenamos a corrupção
Devemos lutar pela abdicação agora"




Em alguns casos, o governo despótico foi deposto, como é o caso de Muamar Kadhafi. Nós já tratamos da participação de Kadhafi na Primavera Árabe em um post anterior (seu link está no final desse post). Inclusive, há uma parte de um de seus discursos na música.

Agora, uma pergunta fácil: o que será que acontece quando o povo solta sua voz para protestar contra um governo ditatorial? Sim, ele é reprimido. Em alguns casos, há uso de violência excessiva por parte de policiais e militares.

"Quando uma ação inicia uma reação
Você vai sentir o que é sofrer por seus pecados"

Mas é importante não desistirmos de nossa causa, porque a democracia, o acesso aos nossos direitos vale a pena. Quem não desiste é vitorioso, e aquele que comete injustiças é punido.

"As mentiras que você espalhar
Para que o sangue que vocês derramaram
Você vai ter que justificar
Escravizados para reinar
Sem coração, insano
Você vai ter que pagar o preço"



E fica uma opinião de que a música se encaixa, também, em tudo o que tem acontecido no Brasil e na Turquia. Não acham?
Lutar pelos nossos direitos é importante, e essa é a mensagem passada pelo Epica. Esse post é uma base, pra vocês refletirem e formarem sua opinião acerca do que está acontecendo. ;-)

Um comentário:

  1. Não sabia que essa música falava sobre a primavera árabe. Epica é maravilhoso, as músicas são incríveis e abordam temas muito interessantes, que realmente nos fazem refletir. Parabéns pelo blog, sempre que tenho tempo dou uma passadinha aqui :)

    ResponderExcluir

Deixe sua mensagem após o beep. *BEEEEEEEEEEEP*