segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Entrevista - Coen Janssen e Isaac Delahaye




Entrevistador (Valerio Ferrari) - Estou aqui com Epica; Isaac, Coen. Então, como vocês estão indo aqui na Itália?

Isaac: Muito bem!

E: Bem-vindos! Isso foi um bem-vindo, é claro.

Isaac: Muito obrigado!

Coen: Obrigado. É ótimo estar aqui. Tivemos um bom café da manhã e um bom banho.

Isaac: Eu não tomei banho.

Coen: Dá pra ver, pelo cheiro. É bom estar no Gods Of Metal Fest.

Isaac: Mas está numa localização diferente agora. Era na grama, agora é cimentado.

E: É porque antes era na cidade, agora é mais pro oeste.

Isaac: Ah, ok.

Coen: Então, chega de metal dentro da cidade, vocês jogaram os metaleiros pra longe da cidade.

E: Não, eles fedem.

Isaac: Desculpa.

E: Então, vocês estão em turnê? Tocando em festivais duante verão? Esse é provavelmente um dos primeiros festivais do verão...

Isaac: Nós tocamos no Rock Hard... semana passada?

Coen: É, semana passada. E na semana anterior tivemos o festival na República Checa.

Isaac: Agora temos esse show e amanhã um show na Suíça, e depois teremos Graspop na Bélgica. Então são três dias de festivais, mas amanhã é só show... Mas não teremos tantos festivais esse ano porque nós deveríamos estar compondo um novo álbum. Então tentamos pegar mais leve.

E: Hoje vocês tocam com Judas Priest, Whitesnake, Europe - é claro - Mr.Big. Então, como é tocar com esses... ídolos?

Isaac: É, vai ser um dia interessante. Eu vou ter que... não sei... tocar melhor ou qualquer coisa, não sei. Bom, é ótimo. Eu definitivamente vou assistir as outras bandas. Quando eu vi os horários, quando nós íamos tocar, eu fiquei "hm, é bem cedo", então eu olhei no site que outras bandas estariam tocando, aí eu vi a lista e fiquei "uau, isso é ótimo!".

E: Agora há pouco, você falou no novo álbum. Então, vocês têm algumas ideias, algumas notícias... ?

Isaac: Várias ideias.

E: Várias ideias? Bem, fale sobre elas.

Coen: Nós temos algumas boas ideias, nós temos algumas más ideias. E nós tentamos manter as boas ideias e nos livrar das más ideias, então teremos um bom novo álbum.

Isaac: Basicamente, agora nós temos... acho que... quase15 esqueletos de músicas. Mas agora estamos fazendo a pré-produção, eu vou começar a trabalhar nas guitarras pra ter alguns riffs muito fodas. Ele (Coen) vai fazer toda a orquestração e coros!

Coen: Sim, quando eu tiver tempo.

Isaac: Então, nós quase que temos um álbum completo, mas em um processo bem inicial.

E: E como ele vai soar...?

Isaac: Algo como o Design Your Universe, sabe, na direção dele. Mas é difícil dizer, nós ainda temos que trabalhar nos detalhes, são muitos detalhes. Então, é difícil ter certeza de como vai soar, mas uma coisa é certa, vai ser Epica, vai ter os mesmos elementos de sempre: guturais e vocais limpos, coros, guitarras...

Coen: E ele vai soar melhor que o anterior.

Isaac: Não, acho que não.

Coen: É porque no anterior ele não estava no processo da escrita e agora ele está.

Isaac: É, essa é a diferença.

Coen: Se ficar horrível, a culpa é dele.

Isaac: É sempre minha culpa.

E: Mas a resposta do Design Your Universe foi incrivelmente grande. Todos os gráficos mostram isso, os fãs ficaram muito satisfeitos. Então, depois de dois anos, vocês continuam orgulhosos?

Isaac: Sim!

Coen: Muito orgulhosos. Mas, mesmo assim, acho que já está na hora de lançar um álbum novo porque nos fizemos a turnê com o Design Your Universe já há um tempo. Mas as músicas continuam boas. É chato que nós só temos 45 minutos pra tocar aqui hoje. Se não fosse por isso, poderíamos tocar mais.

Isaac: Mas esse é o nosso "problema", é que as músicas são, na maioria, longas, então antes que percebamos já acabou. Nós tocamos duas músicas, e aí OPA, já passou uma hora.

E: Já têm alguma ideia de quando vai ser lançado?

Isaac: No ano que vem, em março.

E: Quase um ano.

Coen: É. quase um ano, mas demora de mais pra terminar tudo, sabe. Nós demoramos, a gravadora demora...

Isaac: Porque tudo tem que estar terminado com antecedência, porque temos que fazer a promoção. Então três meses antes, tem que estar tudo terminado. Gravar um álbum é bem... é... muito trabalhoso. Porque não é só pegar a guitarra, tocar como num álbum de punk. Não que eu tenha algo contra os álbuns punks.

E: Você faz parte do projeto MaYaN?

Isaac: Sim.

E: Vocês lançaram material há um mês. Quer falar sobre isso?

Isaac: O que você quer saber?

E: Ah, eu quero que você apresente a banda.

Isaac: É uma banda nova, com 3 membros do Epica, Mark é o único vocalista - gutural -, eu toco guitarra e Ariën toca bateria. Temos também Jack Driessen, o primeiro tecladista do After Forever, temos Rob van der Loo, que era baixista do Delain. Temos vocais extras da Simone Simons, Floor Jansen e Laura Macrì, ela é uma vocalista de ópera italiana! Henning Basse do Metalium e Sons Of Seasons.
Tem muita coisa, é mais técnico e pesado do que Epica. Na verdade, Mark começou com essa banda por causa das ideias mais pesadas que ele não poderia usar no Epica, pelo menos não todas, então ele começou outra banda.
Nós lançamos um álbum agora, Quarterpast, que é classificado como Symphonic Death Metal Opera... ou qualquer coisa. As reviews estão sendo boas, fizemos alguns shows que foram ótimos. Nós tocamos como abertura pro Epica, o poderoso Epica, com efeito pirofágico e tudo...
Estamos trabalhando pra ter novas turnês e... Mas é uma banda nova, nos temos que provas o que somos, ver se as pessoas gostam. Até agora as reações foram boas. É um álbum que tem que ser ouvido mais de uma vez porque é complexo, tem muita coisa. Nas reviews eles dizem que tem elementos de Death Metal, de Black Metal, Power, Progressive... Tem muita coisa bem misturada com guturais, vocais limpos, ópera, Floor e Simone. Então ouça e decida você mesmo.


E: A pergunta final: O que vocês acharam das mulheres italianas.

Coen: Eu tenho mulher agora, então tenho que ser bonzinho. Não, eu acho que elas são meio italianas, também são meio femininas.

Isaac: UAU! Como em qualquer outro lugar do mundo. Tem as bonitas, mas tem as feias também. Não? Mas é assim!

Coen: O que você quer saber sobre as mulheres? Você quer que a gente te arrume uma?

E: Aah...

Isaac: Você tem uma mulher italiana?

E: Sim, sim.

Isaac: Está feliz com ela?

E: É, um pouco, sim.

Isaac: Não todo dia?

E: Não todo dia.

Coen: Eu acho que você tem mais experiência com italianas do que a gente, então...

Isaac: Sabe o que eu escutei sobre os HOMENS italianos? Ouvi que eles são muito machos, mas no fim, são inúteis. Viu? Assim. Mas os belgas e holandeses, ao contrário, são fortes, bonitos...

Coen: Legais.

Isaac: É. Educados, ricos...

Coen: Inteligentes.


Isaac: Hm, é...

Coen: É claro que os holandeses e belgas são os melhores.

E: Bem diplomático, muito bom.
Muito obrigado.

Coen e Isaac: De nada!

E: Se vocês quiserem falar, acrescentar alguma coisa, o microfone é seu. Se quiser cantar, claro.

Isaac: Certeza que ele quer cantar.

Coen: O microfone é Philips. eu não vou cantar mas... É pra internet ou...?

E: Pra um site.

Coen: Ah. Bem, obrigado por acessar o site e clicar na nossa entrevista, é bom falar com vocês.

Isaac: Nos vemos na próxima.

Coen: Quando o Gods Of Metal for cinco dias ao invés de um. Espero. Tem mais Gods Of Metal na Itália por vir.

Isaac: Sim.

Coen: Tchau!

Isaac: Tchau!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem após o beep. *BEEEEEEEEEEEP*